Muitas pessoas se perguntam se podem ter alguma evolução de quadro na miopia, astigmatismo ou outros problemas oculares caso não faça uso frequente dos óculos. Saiba se existe relação entre a falta de uso de óculos e a progressão do grau.
A resposta é: não, o fato de não usar os óculos não aumentará o seu grau ou causar a progressão do seu problema, assim como o uso dos óculos não fará o grau diminuir com o tempo. O óculos é um instrumento que auxilia a sua visão a funcionar, mas não corrige e nem cura o distúrbio genético ou adquirido ao decorrer dos anos.
Miopia
Em pacientes míopes que não usam óculos, apesar de não haver progressão de grau, existem relatos de outros sintomas e incômodos como ressecamento nos olhos, fortes dores de cabeça, além de, é claro, a visão prejudicada. A miopia acomete muitas pessoas e é um dos distúrbios oculares mais comuns. A pessoa míope geralmente possui o globo ocular em tamanho maior do que o comum, e a consequência é o foco se formar antes da retina.
Com isso vem a dificuldade em conseguir enxergar de longe. A miopia evolui, sim, com o passar dos anos, geralmente até a pessoa completar vinte e cinco anos de idade, mas o uso de óculos não freia essa evolução e o grau deve ser ajustado com o passar do tempo, desde a infância.
Alguns estudos apontam que crianças que utilizam óculos de grau menor que o indicado apresentam uma evolução maior de quadro, mas nenhum dado científico aponta alguma referência para o não uso dos óculos.
Astigmatismo
Pacientes com astigmatismo tem uma pequena deformidade na córnea e a luz é enviada para diferentes lados na retina. Isso pode causar alguma visão difundida ou até visão dupla.
Para quem sofre de astigmatismo e interrompe o uso dos óculos, é comum que se tenha a sensação de que a vista começou a piorar e o problema a progredir, mas esse é um efeito psicológico. A interrupção do uso de óculos não irá alterar a estrutura da córnea ou dos olhos, e por isso não interfere no grau do paciente.
Entretanto, quando uma pessoa com astigmatismo não usa os óculos recomendados após um período de uso, irá sofrer com o incômodo que antes não era tão evidente, e por isso vem a sensação de piora.
Hipermetropia
Quem sofre com a hipermetropia tem muita dificuldade em enxergar de perto, o que pode comprometer a qualidade de vida severamente. Isso acontece porque as imagens se formam depois da retina ao enxergar.
No caso da hipermetropia, há muita especulação sobre o fato de “forçar a visão” diminuir o grau do paciente. Não houve nenhum estudo científico que conseguiu comprovar essas teorias, então até o momento não há nenhuma relação entre a regressão do distúrbio e o uso dos óculos.
Pacientes que sofrem com a hipermetropia geralmente não conseguem interromper o uso dos óculos, pois apesar de não haver como consequência o aumento do grau, a visão fica seriamente comprometida, impedindo atividades simples como a leitura.